quinta-feira, 28 de julho de 2022

UMA OBRA DEFINITIVA SOBRE A POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO, DO HISTORIADOR CYRO ADVINCULA DA SILVA



 O autor se propõe a complementar a obra dos historiadores Mena Barreto e Hermeto Lima na sua monumental “História da Polícia Civil do Rio de Janeiro”, que cobriu o período histórico entre a fase colonial e a Proclamação da República.

Fê-lo com maestria, transmitindo uma visão da Polícia Civil do Rio de Janeiro, a partir de 1889, de forma abrangente e completa, mostrando a existência da instituição policial, da sua formação como órgão da segurança pública, se estendendo ao esforço pela boa interação com a sociedade carioca, até a efetiva participação nos fatos de maior importância da República.

Mostra também os fatores desestruturantes causados por circunstâncias políticas adversas, a reação de um corpo funcional vivo e devotado ao trabalho e, finalmente, já como polícia do Estado da Guanabara, o impacto da perda do ciclo completo e os efeitos que se prolongaram no tempo.

Obra muito recomendada para quem deseja conhecer uma análise precisa da antiga Polícia Civil do Distrito Federal pela visão competente e profissional do seu autor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO O MILITARISMO PREJUDICOU A POLÍCIA CIVIL

  Quando o ditador Costa e Silva (1969) separou as atividades policiais, contrariando o que existe no resto do mundo civilizado, limitando a...