domingo, 1 de maio de 2022

170º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA POLIZIA DI STATO - A POLÍCIA CIVIL ITALIANA

HISTÓRICO

Com os Decretos Reais de 5 de agosto de 1841, o rei Carlo Alberto decidiu transferir a direção política da Polícia do Ministério do Interior para o Ministério da Guerra, fortalecendo-o de forma concreta. O inspetor-geral da Polícia do Estado foi colocado no topo do novo aparato, cargo ocupado por um militar.

Percebendo que havia despertado a hostilidade dos patriotas com a militarização da Polícia, o referido Soberano voltou atrás, transferindo a Polícia para o controle do Ministério do Interior (Regie Patenti 29 de outubro de 1847 n. 643).

Assim, as estruturas militares começaram a dar lugar aos órgãos ministeriais. No topo do aparato policial estava o inspetor-geral da Polícia do Estado, alto funcionário público, antecessor do atual Chefe de Polícia - Diretor Geral de Segurança Pública, que respondia apenas ao Ministro do Interior;

Foi a partir deste momento que a administração policial começou a assumir a fisionomia que segue a atual.

Um ano depois, foi criada a Administração de Segurança Pública (R.D. 30 de setembro de 1848 n. 798), que passou para o controle imediato do Ministro de Estado Secretário de Assuntos Internos. (do site da Polizia di Stato)

A POLIZIA DI STATO é uma grande corporação policial, de estatuto civil e ciclo completo de polícia, única modalidade de organização policial adequada para operar no seio da sociedade civil, acentuando-se a sua maior eficiência profissional assegurada pelo ciclo completo. 

Na Itália, ainda funciona uma milícia carabineira que teve o seu desenvolvimento incrementado pelo regime fascista do ditador Mussolini. Como polícia militar, a referida milícia sofre restrições do pensamento dominante na União Europeia.


COMEMORAÇÕES

Em 12 de abril de 2021 foi comemorado em Roma (e em toda a Itália) o 170º Aniversário de Fundação da Polícia de Estado italiana. Com a presença do Presidente da República Italiana Sergio Mattarella, da ministra do Interior e do Chefe da Polícia de Estado, Comissário Lamberto Gianini, após a revista do contingente policial pelo presidente da república, procederam-se os discursos das autoridades presentes, a condecoração da bandeira da corporação e de policiais por feitos de bravura e entrega dos atos de promoções por mérito especial. 
No local foi inaugurada uma exposição das viaturas de antigo uso da corporação.


IMAGENS                 10-04-1841         👮👮👮       10-04-2022


Chegada do Presidente da República Sergio Mattarella

As honras cerimoniais ao Presidente da República

Dispositivo formado para a solenidade

Revista ao contingente da Polícia de Estado

O contingente policial

Banda da Polícia de Estado

Esquadrão da Cavalaria Policial

170º da Fundação

Presidente Mattarella condecora a Bandeira da Polícia de Estado

Condecoração dos pais de um herói morto no cumprimento do dever

A família de um perito policial morto em ação é condecorada na solenidade

Policial recebe o Ato de promoção por mérito extraordinário

Discurso do Chefe de Polícia Comissário Lamberto Gianini 

Exposição de viaturas antigas, próxima do local do evento.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO O MILITARISMO PREJUDICOU A POLÍCIA CIVIL

  Quando o ditador Costa e Silva (1969) separou as atividades policiais, contrariando o que existe no resto do mundo civilizado, limitando a...